Caros camaradas
Gostaria de lembrar a figura mítica que foi SAMBA BALDÉ, Cmdt. do Pelotão Milicias 234, experiente militar que muito nos foi útil na nossa integração nas matas de COLIBUIA, NHACOBÁ, SARE USSO e UANE.
Homem grande de MAMPATÁ, pronto sempre a dar a sua ajuda sábia às nossas amarguras da Guerra. Homem de uma profunda Fé na sua religião ( Islãmica ), sempre pronto a explicar aos leigos como nós a sua Religião e o Alcorão.
Várias vezes tive SAMBA BALDÉ, como guia dentro da mata á frente da sua mílicia, e admirava a sua postura modesta mas altiva e grandiosa na frente de Combate.
Foi importante o seu contributo para as missões que nos eram solicitadas e estou convicto que muitas delas tiveram exito devido á sua intervenção.
O SAMBA BALDÉ hoje muito dificilmente se encontra entre nós. Só peço que não tenha sido dos mártires da Revolução quando da entrega da Guiné ao PAIGC. porque o mesmo no seu encontro com Alá, merecia uma morte santa e abençoado pelos seus concidadães.
Até breve
Mário Pinto
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Supopnho que o Samba Baldé era filho do Aliu Baldé, que no meu tempo era o régulo de Mampatá. Se for de facto esse mesmo, estive com ele em 2008 em Mampatá.
ResponderEliminarZé Teixeira