terça-feira, 21 de julho de 2009

OP: " DIAMANTE AZUL "


Caros camaradas

As nossas tropas tomaram parte na Op. " Diamante Azul ". Dois grupos de combate da Cart. 2519 entraram nesta operaçao fazendo parte de uma Companhia de intervenção para colaborar com uma Comp.ª de Páraquedistas na Zona de UNAL a Sul da Provincia.
A Companhia que tomou parte nesta operação denominada "DIAMANTE AZUL", foi constituida por dois grupos de combate da Cart. 2519 de MAMPATÁ, um grupo de combate da Cart 2521 de A.FORMOSA e um grupo de combate da C.CAÇ. 2615 do BAT. CAÇ. 2892. Tinha como Comandante de Companhia, o Snr. Cap.
MARQUES da Comp.ª de Art. 2873 de EMPADA.

OBJECTIVO PRINCIPAL - Tentar impedir a fuga do IN enquanto em SAMBASÓ a Comp.ª de Páraquedistas fazia uma batida no intuíto de capturar elementos IN e respectivo material que segundo notícia tentava passar para o QUIMARA.

Dia 13 - Cerca das 12h00 foi formada a Comp.ª em A.FORMOSA, ficando à ordem do Batalhão, a fim de, em qualquer momento ser helitransportada para o local da operação.

Dia 14 - Cerca das 07h00 foi transmitida pelo Com. da Comp.ª aos Com. de Grupo de Combate, a missão da Comp.ª.
Cerca das 08h00, do Aerodromo de A.FORMOSA foram helitransportados para a região de SAMBASÓ onde, até cerca das 15h00 estiveram emboscados, enquanto a Comp.ª de Páraquedistas procedia à batida. Após ter sido feita a batida, a Comp.ª de Intervenção deslocou-se para SAMBASÓ a fim de ser evacuada.
Em SAMBASÓ as tropas Páraquedistas durante a batida, verificaram que o IN deixou vestígios de presença e passagem no local, dois dias antes.
Em SAMBASÓ, as forças da Comp.ª de Intervenção capturaram um elemento IN armado com espingarda "SIMONOV" que afirmava ter seguido uma coluna IN de cerca de 40 elementos, dois dias antes em direcção a BUBA, sempre a corta-mato.
Não deve tratar-se de coluna de reabastecimentos mas sim de Grupo armado.
Em SAMBASÓ as nossas forças capturaram ao IN, 4 granadas de Mort. 82, 10 granadas de Canhão s/recuo, 1 mina A/C e outro material diverso e documentos.
Cerca das 17h00 o Com. da Comp.ª recebeu nova missão.
Visitar no dia seguinte as povoações controladas pelo IN, de LENGUEL e NHACOBÁ.
Pelas 18h00, as NT foram helitransportadas para perto de LENGUEL onde pernoitaram.

Dia 15 - As NT em progressão pela mata no Sul da Provincia entraram nas povoações de LENGUEL e NHACOBÁ.
A população ao presentir as NT pôs-se em fuga. Entretanto em NHACOBÁ as NT capturaram 7 elementos do IN.
Recebeu tambem a visita do Sr. General ANTÓNIO SPÍNOLA que na qualidade de COM-CHEFE das FORÇAS ARMADAS da GUINÉ ali se deslocou helitransportado para pessoalmente se inteirar da operação.
O Com. da Comp.ª recebeu nova missão.
Emboscar num trilho IN na Zona de SALANQUEL para onde foi helitransportada a Comp.ª cerca das 17h00.Nesta Zona se pernoitou e no dia seguinte emboscou-se sobre o trilho, enquanto as tropas Páraquedistas procediam a uma batida. Não se registou aqui qualquer contacto com o IN, tendo cessado a operação no dia 16 pelas 17hoo, hora que as NT foram evacuadas para BUBA.
É de realçar o entusiasmo e boa vontade com que todos os elementos das NT se empenharam nesta operação em que a falta de água obrigou as NT a um sofrimento quase insuportável.


Nota: Este resumo biográfico foi retirado da nossa História da Unidade.

Até breve

Mário Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário