segunda-feira, 20 de julho de 2009

CITAÇÕES E LOUVORES À CART.2519

Caros camaradas

Hoje gostaria de trazer ao nosso blogue as citações e louvores da nossa Cart. 2519 obtidos em acção de Guerra.

Quando os nossos militares defrontaram vário grupos do IN na região de COLIBUIA que tinham atacado o aquartelamento da CHAMARRA.

Passo a citar:

"De Com. Chefe - Oper.
para Cart. 2519
Inf. B. Cac. 2892

- Comandante-Chefe manifesta seu agrado pela forma eficiente actuação e agressividade forças Cart. 2519 na acção desenrolada região COLIBUIA a 21 Dezembro 69"


Citação Elogiosa feita por Comandante de Batalhão Caçadores 2892, constante do Art. 3.º da Ordem de Serviço n.º 44 de 22 de Fevereiro 71, do B.Caç. 2892.

" A poucos dias de terminar a sua Missão neste Sector não quero deixar de citar em Ordem de Serviço a Cart. 2519 pelos excelentes seviços prestados, sua valiosa contribuição para o melhoramento da situação na Provincia da Guiné.
Desembarcada em Maio de 1969, logo assumio a responsabilidade do Sub-Sector de Mampatá, tendo sido empenhada na segurança dos trabalhos da estrada BUBA-A.FORMOSA, onde teve numerosos contactos e sofreu várias flagelações em que o seu pessoal reagiu com o melhor espírito e eficiencia.
E depois empenhada na acção de contrapenetração no "corredor" de MISSIRÃ, onde durante cerca de ano e meio de actividade operacional contínua e esgotante deu as melhores provas de espírito de missão.
Das numerosas acções em que tomou parte é de salientar a acção executada em 21/12/69, quando uma força desta Companhia saiu para interceptar um Grupo In que atacava um Destamento, perseguido-o insistentamente com grande apego e agressividade, vindo a contactá-lo por duas vezes e causando-lhe baixas.
É tambem de salientar a actuação da Companhia na Op. "NOVO RUMO" em que já no final da sua comissão, mercê do seu espírito de sacrificio, experiencia e agressividade infligiu ao IN um elevado número de baixas.
Deixa assim a Cart.2519 uma lacuna difícil de preencher pela tropa que a substitui e é com saudade que o Comando do Batalhão a vê partir, desejando a todos os seus componentes as maiores felecidades

Ten-Coronel Agostinho Ferreira


Mensão honrosa do Sr. Comandante do C.O.P.4

"1. - Não pode este comando deixar de manifestar toda a sua satisfação pelo modo de reacção de toda a Cart.2519, Pel. Caç. Nat. 68, elementos do Pel. Rec. /B.CAÇ. 2834, Pel. Mort. 1242 e Comp. Mil.ª 11 quando do último ataque a esse aquartelamento.

2.- Pelo que me foi dado observar, todos esses elementos demonstraram que não é vão que o soldado Portugues preto ou branco, é considerado como dos melhores do mundo.

3.- É pois com orgulho, na qualidade de oficial do QP e Comandante interino do C.O.P. 4 , que manifesto todo o meu apreço, satisfação e respeito, pela pronta, eficiente e guerrida reacção das tropas dessa Companhia e elementos atrás referidos, o que me deu a certeza de poder cumprir a missão que me foi confiada, com tais elementos sob o meu comando."


Major Pezarat Correia

Nota: todos estes elementos foram retirados da História da Unidade.

Até sempre

Mário Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário