sexta-feira, 10 de julho de 2009

O BÁSICO

Caros camaradas

Gostaria de vos trazer aqui ao blog a história de Manuel Raposo Marques, soldado básico mas de uma grande alma e generosidade.

Básico porque não era instruído, não tinha o ensino básico, por isso o exército não lhe conferiu a categoria de soldado mas foi mandado para a guerra.
O homem revoltou-se por não o deixarem ser igual aos seus iguais, como o mesmo tivesse culpa de nascer num monte Alentejano e nunca ter ido à escola.

O básico ia todas, era ve-lo pela madrugada na hora de sair um grupo de combate para patrulhamento ou qualquer outra operaçao de rotina e o mesmo lá estava armado e pronto para seguir viagem.

O básico entrou praticamente em todas as acções relevantes da cart 2519, com coragem e abgnação digno da maior bravura mais vista, o que lhe valeu ser justamente louvado e premiado com o prémio Governador.

O básico como carinhosamente era conhecido frequentou a escola primária de Mampatá, qual estava a cargo do Furriel Enf. Agostinho de Magalhaes com sucesso pois o mesmo concluio a 4.ª classe antes de terminar a comissão.

O básico teve a maior promoção já mais vista e festejada o mesmo tinha deixado de ser básico e passou a ser soldado o herói nesse dia chorou porque passou a ser igual aos seus iguais.

Sem comentários:

Enviar um comentário