quinta-feira, 23 de julho de 2009

ATAQUE DO IN À CHAMARRA


Caros camaradas

No dia 21/12/69, dois grupos do IN atacou violentamente o aquartelamento da CHAMARRA, com RPG7, MORT. 82 e armas automáticas durante cerca de 10 minutos, retirando em seguida dada a pronta resposta dos nossos camaradas aquartelados na CHAMARRA.

Uma força da CART. 2519, comandada pelo Alf. Frade encontrava-se emboscada no Rio DUBICHENQUE sobre o trilho COLIBUIA-GUIDALI, por onde o IN retirou depois de atacar a CHAMARRA. O IN depois do contacto com a nossa força retirou para COLIBUIA com várias baixas, poís foram vistos vários rastos de sangue. As nossas tropas sofreram um ferido ligeiro (MILICIA).

Por ter havido um lapso nas transmissões e em MAMPATÁ se desconhecer a evolução da referida acção, saíu imediatamente uma força para COLIBUIA, 2 Grupos de Combate, Com. pelo Cap. Jacinto M. Barrelas e, quando
seguia pelo trilho para GUIDALI teve dois contactos com dois Grupos IN entre as 12h00 e as 13h00. O primeiro no Rio IEROBÁ e o segundo 200 metros á frente. Em qualquer das acções o IN retirou para COLIBUIA sofrendo 3 mortos confirmados e vários feridos e apreenção de 4 carregadores de metralhadora.As NT sofreram 4 feridos (2 Furries).

Resultados Obtidos
a) Baixas ao IN
- Mortos confirmados........................... 3
- Feridos " ...........................vários
b) Material capturado ao IN
- Carregadores de metralhadora ..........4
- Munições de armas ligeiras ................300
Baixas sofridas pelas NT
a) Feridos
- Furriel Mil.º - José de São Pedro Bernardo
- " " - Mário Gualter Rodrigues Pinto
- Soldado Art. - José Manuel Barraco Rodrigues
- " " - Joaquim Matias Guerreiro
- " Mil.ª- Iussufi Baldé - Pel. Mil.ª 137
b) Mortos
- Nada

Nesta acção foram louvados os Furrieis José Bernardo, Mário Pinto e o Soldado Manuel Raposo Marques por actos de coragem de baixo de fogo.

Esta acção tambem teve uma citação honrosa do CO.CHEFE - OPER. Sr. Gen. Spínola

Nota: Todos estes dados foram retirados da História da Unidade.

Até breve

Mário Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário