sábado, 12 de setembro de 2009

QUEM MATOU AMILCAR CABRAL


Caros camaradas


Todos ouvimos falar nesta personalidade, Amilcar Cabral fundador do PAIGC., morto em circunstancias trágicas ainda hoje por apurar quem o mandou matar.


Amilcar Cabral, nasceu em Bafatá, Guiné-Bissau, a 12 de Setembro de 1924, filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora, foi poeta e agrónomo e um dos grandes lideres dos movimentos Africanos.


Foi assassinado a 24 de janeiro de 1973, na presença de sua mulher, Ana Maria em Conakry.


O autor dos disparos foi Inocencio Kani, com a colaboração de Mamadú Turé e Aristides Barbosa, todos guerrilheiros do PAIGC.


Após a morte de Amilcar Cabral, foi constituida uma comissão internacional por iniciativa do Presidente da Guiné-Conakry, Sekou Tooré, que veio apurar os factos da sua morte, e os conspiradores presos e entregues ao PAIGC, que mandou fuzilar os mesmos e mais 100 conspiradores.


Cabral já tinha declarado em Argel, se um dia fosse assassinado seria provalvelmente por um homem do seu Povo.


Há quem afirme que Amilcar Cabral era um homem que procurava o diálogo para a resolução do conflito e por isso foi morto.

Nota: Todos estes dados foram pesquisados na Net.

Até breve

Mário Pinto

3 comentários:

  1. eu acho que amilcar cabral foi morto pelos companheiros do proprio partido pelo maldito poder nao foi pide nem dgs e quem matou nino vieira foi dgs ou a pide a sempre pelo poder malditos e nelson mandela foi morto? nelson mandela ´´´´é o homem mais importente que o mundo já teve nunca vai aparecer outro prestem todas as honras a esse senhor enquanto vivo porque depois ele vai ser santo homem sem rancor e olhem que ele sofreu muito e saiu feliz tanto para negros e brancos como a bom ser assim e fui

    ResponderEliminar
  2. olá amilcar cabral foi morto pelos proprios amigos nao vao colocar a pide

    ResponderEliminar
  3. Hoje sabe-se pelas narrativas que foram feitas que quem matou Amilcar Cabral foi o próprio PAIGC. Só que ainda não se sabe os reais motivos do seu assassinato e os verdadeiros autores morais do crime. Sabe-se quem foram os seus executantes, mas quem foi ou foram os mandantes ainda se encontra nos segredos dos Deuses...........

    ResponderEliminar