quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CORREDOR DE MISSIRÃ


Caros camaradas


Neste corredor foi onde os Morcegos incidiram toda a sua acção de contra penetração. Emboscavamos diariamente 24 horas sobre este trilho de passagem do IN. com as suas colunas de abastecimento.


O episódio que hoje vos quero lembrar foi no dia 30 de Junho de 1970, que foi aprendido ao IN., 3 toneladas de armamento por acção de uma operação conjunta entre nós e a Cart. 2521.


Um Grupo de Combate da Cart. 2519 reforçado com elementos da milicia de Mampatá, foi emboscar normalmente para o Corredor de Missirã, perto de IERO SALDÉ.


Foi vista uma coluna de abastecimento do IN. estimada em 100 elemento, escoltada por um Grupo armado do IN., que veio a detectar as NT. instaladas em IERO SALDÉ, abrindo fogo e retirando para Sul, e contornando a posição das NT. prosseguio para Norte.


Em UANE, encontrava-se emboscada um Grupo de Combate reforçado da Cart. 2521, que veio a interceptar a mesma coluna de reabastecimento do IN., e capturar o material transportado.


O Grupo Armado do IN. abriu fogo sobre a NT. emboscada dificultando a recolha do material. Só

retirando quando sentiu o G. Combate da Cart. 2519 que deslocou-se para UANE, em reforço das NT. que aí se encontravam.


Foram capturados ao IN. diverso material e armamento, que foram transportados para Aldeia Formosa, vindo a ser considerada uma importante captura de armamento ao IN.



Nota: Todos estes dados foram retirados da História da Unidade.



Até breve


Mário Pinto








Sem comentários:

Enviar um comentário