quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A NOSSA VIAJEM TURISTICA PARA A GUINÉ


Caros camaradas

No dia 7 de Maio de 1969, a Cart. 2519 embarcou no navio NIASSA, com destino ao C.T.I.GUINÉ

A Companhia depois do desfile de despedida como era da praxe, lá embarcámos sobre os olhares apreencivos dos nossos familiares que se apinhavam no cais de Alcantara, para se despedirem.

No meio de acenos e lágrimas, o NIASSA foisse fazendo ao mar alto rumando à Guiné.

Os Oficiais e Sargentos foram alojados em camarotes e o restante pessoal desumanamente no porão do navio, como de mercadoria se tratasse.

Depressa as consequencias de tão paupérrimas instalações se fizeram sentir. Camaradas nossos engoados e desfalecidos devido ao calor que se fazia sentir nos porões.

Lembro-me que durante a viajem estando de Sargento de Dia à Companhia, um camarada nosso vir-me chamar dizendo que havia pessoal nosso a passar mal no porão.

Derigi-me ao mesmo e perante o que vi e ao cheiro nauseabundo que de lá provinha, mandei trazer para a coberta os camaradas delebitados.

Triste era a sorte de quem embarcava para a Guerra e tinha de se sugeitar a tal instalações.

Os nossos Mandas Chuva não tinham consideração nenhuma pelo pessoal.

Conseguimos sobreviver ao martírio da viajem e lá chegámos ao fim de 5 dias à foz do Geba, e quando a maré permitiu lá encostámos ao cais Pijuguiti de seu nome.

À nossa espera lá estavam o Alf. Badagola e Fur. Bernardo, que tinham ido à frente a formar a Secção de Quarteis.

Este foi o primeiro obstáculo que tivemos de ultrapassar na nossa aventura Africana.

Até breve

Mário Pinto

1 comentário:

  1. Eu não embarquei.Fiquei internado no HMP e embarquei exactamente 2 meses depois, em 07 de Juho de 1969,passando a ser "O Pira da 2519.Quando cheguei a Mampatá,depois de um serviço no depósito de adidos,de um ataque ao quartel de Buba e de uma emboscada à coluna de Buba para Aldeia Formosa, fiquei contente por encontrar os camaradas da 2519 mas triste e apreensivo por tudo o que já se tinha passado inclusivé a morte prematura do Vitor Caetano.
    Um abraço ao Mário Pinto e a todos os "coirões".
    O ex furriel COSTA.

    ResponderEliminar