sexta-feira, 24 de julho de 2009

OP: "NOVO RUMO"

Caros camaradas

Em Outubro de 1970, realizou-se a Op. NOVO RUMO com a participação da Cart. 2519, 2 Grupos de Combate.

OP: "NOVO RUMO"
a) Comandante
Tenente Coronel Agostinho Ferreira

b) Comandantes das Subunidades
Agrup. Norte - Capitão Ramalho Pisco
- Alferes Martins
- Furriel Rita

Agrup. Sul - Capitão Barrelas
- Alferes Frade
- Alferes Claudino

14º Pel. Artª/gac.7 - Alferes Andrade

c) Meios
- 2 Companhias (-) a 2 Grupos de Combate, reforçadas com elementos dos Pelotões de Milícia 231 e 234.
- 1 Pelotão de Artilharia 14 cm a 2 Secções
- 1 Helicóptero-Canhão

d) Articulação da Força
Cada Agrupamento foi articulado em 2 Grupos de Combate, reforçados com elementos da milícia.

DESENROLAR DA ACÇÃO
Às 12h30, o Agrupamento Norte saiu de A.Formosa, auto transportado e escoltando o 14º Pelotão de Art.ª, seguio para MAMPATÁ.
Dado que, a partir de Mampatá, os Agrupamentos actuaram sempre independentemente um do outro, passa a descrever-se, em separado, o desenrolar da acção de cada um.

AGRUPAMENTO NORTE
Às 13h40, iniciou o seu movimento apeado pela estrada MAMPATÁ-IEROIEL-MISSIRÃ, cujo cruzamento atingiu às 8h00. O 1.º Grupo de Combate, seguio pelo trilho em direcção a IERO SALDÉ, emboscando sobre o mesmo, a Sul do Rio BERENHAGE, enquanto o 3.º Grupo de Combate continuou pela estrada, encontrando novo trilho para Norte, cerca de 300 metros a seguir ao anterior e seguindo por ele, vindo a emboscar cerca de 400 metros a Norte da estrada. Às 8h45 estava montado este dispositivo.
Cerca das 13h40 surgiu, de Norte para Sul, pelo trilho em que se encontrava o 3.º Grupo de Combate, um grupo IN de cerca de 5 elementos, com armas ligeiras e 1 RPG-2. Desencadeada a emboscada, foi abatido um elementoIn (morto) e feito mais um ferido tendo o Grupo debandado para W. Cerca das 13h50, surge pelo trilho do 1.º Grupo de Combate, no mesmo sentido, um Grupo In também de cerca 5 elementos; devia tratar-se de outra fracção do Grupo a que pertenciam os primeiros elementos e que perante a intercepção no primeiro trilho tentaram passar pelo segundo. Este Grupo apercebeu-se da emboscada das NT e abriu fogo em primeiro lugar, com RPG-2, causando 2 feridos ligeirosàs NT; sob fogo intenso das NT, o Grupo retirou-se para Norte.Em seguida, por ordem do Comandante de Agrupamento dirigiram-se para a estrada a fim de fazerem a evacuação dos feridos.
Cerca das 14h10 quando o 1.º Grupo atingiu a estrada, encontrou-se frente a frente com um Grupo IN, tendo as NT aberto fogo e causado ao IN 3 feridos confirmados, tendo o IN retirado para Sul.
Os dois Grupos de Combate mantiveram-se a montar segurança no cruzamento da estrada com o trilho MISSIRÃ-IERO SALDÉ, até às 15h30, hora que foi feita a Heli-evacuação.
Após a evacuação, o 1.º Grupo de Combate manteve-se emboscado no cruzamento, enquanto o 3.º Grupo reconheceu a estrada em direcção a BOLOLA e posteriormente em sentido inverso, vindo a emboscar cerca de 800 metros a W. do cruzamento.
Às 17h10, vindo de Sul, surge novamente um Grupo IN, igual aos anteriores, frente ao 1.º Grupo de Combate. Desencadeada a emboscada foi abatido um elemento IN, reagindo este pelo fogo e retirando para Sul.
Os Grupos de Combate passaram a noite nestes locais de emboscada e em 13 às 6h00 iniciaram a progressão para Norte em direcção à estrada nova, seguindo o 1.º Grupo de Combate pelo trilho IERO SALDÉ - SARE DIBANE ( trilho antigo ) e o 3.º Grupo de Combate pelo trilho cerca de 1 000 metros a W. do anterior ( trilho novo ). O 1.º Grupo atingiu a estrada nova, onde emboscou, aguardando a chegada do 3.º Grupo de Combate; este, atingiu a estrada nova às 10h40, reunindo-se ao 1.º Grupo de Combate às 11h15. Reunindo o Agrupamento, seguiu em direcção SARE USSO, onde às 11h45, escoltou o 14.º Pel Art.ª de regresso a A. FORMOSA.

AGRUPAMENTO SUL
Neste Agrupamento incorporou-se o Comandante do Batalhão, tendo o mesmo saído de MAMPATÁ a 12 pelas
4h3o, seguindo o mesmo itinerário do Agrupamento Norte até ao Rio BERENHAGE e daqui a corta-mato em direcção a BARAMBOLI e posteriormente pelo trilho até ao Rio PELÉ, junto do qual e cerca de 300 metros a SW. do trilho, foi detectado um acampamento IN, de passagem, sem vestígios de utilização recente.
Entretanto, um Grupo de Combate emboscou no trilho do Rio PELÉ e o outro bateu a Bolanha deste Rio.
Cerca das 13h30 um Grupo de Combate deslocou-se para NE, ao longo do trilho, tendo ouvido o contacto do Agrupamento Norte, pelo que emboscou em BARAMBOLI e o Rio MISSIRÃ.
O outro Grupo de Combate juntou-se ao anterior, vindo a emboscar cerca de 400 metros a NE dele, também sobre o trilho.
Tendo o Comandante do Batalhão entrado em ligação rádio com Of/O que se encontrava no PC em MAMPATÁ, foi dado conhecimento que o IN que tivera contacto com o Agrupamento Norte fugira, Norte e para Sul, o Agrupamento Sul formou um dispositivo para interceptar o IN na sua Fuga para Sul, ou interceptar possíveis reforços vindos de Sul.
O Agrupamento Sul vê surgir, no trilho, um Grupo IN de cerca de 20 elementos, deslocando-se de N/S. Desencadeada a emboscada, o IN sofreu 2 mortos (abandonados no terreno), e 8 feridos, dos quais 3 proválmente mortos, em face dos rastos de sanguereferenciados. Foi capturado um RPG-2 e respectivas granadas e artigos váris sem interesse militar. A 13 pelas 6h00 o Agrupamento Sul executou uma batida na região para onde o IN retirou, onde foram vistos muitos rastos de sangue.
Posteriormente fizeram a retirada para MAMPATÁ, pela estrada de IEROIEL.

14.º PELOTÃO DE ART.ª / GAC7
Escoltado pelo Agrupamento Norte, deslocou-se para Mampatá, onde montou uma base de fogo de 2 bocas de fogo.
Efectuou um tiro de regulação, para a região 1 000 metros a SW. de QUECUTEL, regulação que foi feita pelo Agrupamento Sul.
Depois dos contactos do Agrupamento Norte com o IN e a pedido daquele, executou uma barragem de 16 tiros, para possível itinerário de retirada do IN, cerca de 1 500 metros a Norte de IERO SALDÉ.
Conforme o planeado foi feita toda a noite uma barragem de fogo, para a região entre os Rios QUECUTEL e GONHEGEEL, a fim de isolar a zona de instalação das NT, contra qualquer possível ataque do IN vindo do Sul.
Às 21h45, após a intercepçãodo Agrupamento Sul foi feita nova barragem de fogo, em apoio ao Agrupamento.
Durante a noite , manteve-se a barragem, a espaços irregulares.
A pedido do Agrupamento Sul e depois deste abandonar as posições onde passara a noite. Foi feita nova barragem de fogo.
O Pelotão regressou a A.FORMOSA a 13 pelas 12h45.

Resultados obtidos
a) Baixas causadas ao IN
Mortos confirmados ....................4
" prováveis........................3
Feridos confirmados ...................8

b) Material capturado ao IN
- Pela Cart. 2519
- Lança granadas RPG-2 ................1
- Gran. RPG-2 ...............................4

c) Instalações do In. referenciadas
- Um acampamento de passagem, em ( XITOLE 4A3-22), provávelmente de apoio aos Grupos IN que actuam sobre o "corredor" de MISSIRÃ. Foi destruido.

d) Pessoal que mais se distinguiu nesta operação
Alferes Mil.º Joaquim Maria de Sousa Frade
Soldado Manuel dos Santos Lampreia
" P. Caç. Nat. 68 Mamadu Bari
Cmdt. P. Mil. Samba Baldé
Sold. Mil. Jaló Sané


Nota - Todos estes elementos foram retirados da História da Unidade

Até Breve

Mário Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário