segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PLANO DE OPERAÇÕES " ORFEU ORIENTAL"

Caros camaradas

Quando o C.O.P. 4, foi transferido de BUBA, para AL.FORMOSA, foi deleniado um plano operacional a que se chamou " ORFEU ORIENTAL ", e à CART. 2519 foi dada a seguinte missão:

CART. 2519

Ref.ª - Pel.º Caç. Nat. 68
- Pelº. Mil. 137
- Sec. Pel. Mort. 2138

1) - Impede ou no mínimo dificulta ao máximo os movimentos IN no eixo UNAL-MISSIRÃ-UANE-PORTUGAL, para o que orienta o seu esforço sobre a linha infiltração materializada sobre BARAMBOLIM-MISSIRÃ-IERO SALDÉ-SARA DIBANE-UANE- SARDONHA, ( com especial incidencia sobre esta área), com efectivos constantes.

- Reconhecimento da região, a fim de detectar novos trilhos.
- Emboscadas sobre os novos trilhos referenciados e sobre os já conhecidos bem assim como
nas regiões tradicionais de passagem do In. A fim de garantir uma continuanidade, no espaço
e no tempo, desta acção, coordena esta actividade com a C.CAÇ. 2464 de NHALA.

2)-Executa o reconhecimento da linha de infiltração UANE/BACAR IOBA e das regiões de SARE USSO E COLIBUIA, em ordem a detectar vestígios da presença do IN, ou de novos trilhos que vindos do UNAL converjam para o RIO CORUBAL e para a região de ALDEIA FORMOSA, emboscando sobre os novos trilhos referenciados.

3)-Procede à minagem e armadilhamento dos trilhos e itinerários mais utilizados pelo IN para realizar colunas de reabastecimentos que de UNAL convergem para UANE.

4)-Exerce o patrulhamento eficaz sobre a estrada BUBA-A.FORMOSA, dentro da sua ZA, com vista à detecção de novos trilhos IN e garante a liberdade de movimentos na mesma.

5)-Assegura a defesa eficiente de MAMPATÁ e a capacidade de reacção oportuna.

6)-Assegura a defesa, vigia e conquista a total colaboração sob o nosso controle e estabelece um eficiente sistema de informação que lhe pirmita um conhecimento completo das actividades IN na sua ZA.

7)-Prevê a actuação dos seus Grupos de Combate em qualquer ponto da ZA do C.A.P. 4.


HIDROGRAFIA DO TERRENO

A ZA é atravessada pelos Rios CORUBAL que faz limite Norte e seus afluentes UANEUOL e BUNISSÃ. Ficam do lado direito da ZA atravessada pela estrada A.FORMOSA-BUBA.
A ZA do lado esquerdo da estrada BUBA-A.FORMOSA é atravessada pelos Rios HABI e BERENHAGE.
Com excepção do Rio Corubal, estes Rios são pouco caudalosos e alguns chegam a secar na época de seca. São alimentados pelas chuvas e suas nascentes são bolanhas. Sendo o solo baixo e pouco permeável, apresenta na época das chuvas grandes extenções alagadas, tornando extremamente dificil a progressão e as ligações rodoviárias.

Nota: todos estes dados foram retirados da História da Unidade.


Até breve

Mário Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário