sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O NOSSO BAPTISMO DE FOGO


Caros camaradas


Desembarcámos em Buba, depois de uma viagem de LDG que nos trouxe de BISSAU, pelo Rio Grande de Buba.


À nossa espera estavam os velhinhos a receber os novos Piriquitos do C.O.P.4.


Depois da respectiva praxe de recepção, fomos recebidos pelos nossos camaradas da Cart. 2414, os nossos verdadeiros instrutores nas andanças da Guerra.


Após apresentação ao comandante do Sector, o saudoso Major Carlos Fabião, recebemos ordem para seguirmos no dia seguinte para MAMPATÁ , na coluna que ia para A.FORMOSA.

Palmilhàmos o caminho a pásso de caracol sedentos de sede martirizados pelo sol e um calor insuportavel. Tinhamos passado NHALA, UHANE e perto de SARE USSO, tivemos a nossa primeira emboscada. O IN, tinha vindo saudar os novos Piras na ZA.


Flagelaram a coluna c/bazukadas de RPG2 e tiros de AK 47, nós no nosso nervoso miudinho respondemos com tiros incertos e impróprios sobre o olhar atento dos velhinhos que se iam rindo da nossa inesperiencia.


Ao chegarmos a Mampatá os nossos camaradas da CART. 2414 que nos tinham escoltado e já experientes, com muita Guerra, disseram.:


Hoje foi só a brincar o IN. só vos quiz testar, apartir de amanhã é a sério quando chegarem á estrada nova vão ver a diferença.


Tinham razão, os nossos camaradas, tudo o que veio a seguir nada foi como antes.



Nota: dados tirados da nossa História da Unidade



Até breve


Mário Pinto





Sem comentários:

Enviar um comentário