domingo, 2 de agosto de 2009

O CARA ALEGRE

Caros camaradas

Quem não se lembra desta figura tão castiça e sempre bem disposta da nossa Cart. 2519.

José Manuel Mendes de seu nome, natural de Odivelas, Ferreira do Alentejo, o CARA ALEGRE como carinhosamente era conhecido por todos os seus camaradas, assentou praça R.I. 2 Beja, e após a recruta foi para Évora, R.A.L 3, onde foi integrado na CART. 2519, 4.º Pelotão com destino á GUINÉ.

O CARA ALEGRE, era alegria do pessoal com o seu espírito bonacheirão e bem disposto sempre cantando as modas do seu Alentejo, contagiava os seus camaradas proporcionando a todos uma saudável convivência e um saudavel convivio.

O CARA ALEGRE, tinha pouca instrução escolar, fruto das vivencias do Alentejo da quela época,
o trabalho no campo sobrepunha-se às actividades escolares e o mesmo por isso só tinha a 3.ª Classe. Frequentou a Esc. Prim. de MAMPATÁ e lá como alguns camaradas nossos fez a 4.ª Classe.

Ainda me lembro do mesmo, quando pela primeira vez conseguiu ler a primeira carta enviada pelos seus Familiares, foi tal o contentamento que o CARA ALEGRE, correu a Tabanca de ponta a ponta contando tamanho feito.

O CARA ALEGRE, após a desmobilização, regressou ao seu Alentejo como a maior parte dos seus camaradas, oriundos da quela região, voltou à sua vida agricola nalgum monte Alentejano, mas nunca esqueceu a sua CART. 2519, pois era figura sempre presente alegre e bem disposta nos encontros anuais da Companhia.

O CARA ALEGRE, infelizmente já não está entre nós, já não podemos abraçá-lo nos nossos momentos de convivio, mas ele pode ter a certeza nós os COIRÕIS nunca o vamos esquecer. Descança em PAZ camarada.

Até breve

Mário Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário